O SAMAE de São Jerônimo da Serra é conveniada com a Fundação Nacional de Saúde, todo sistema informatizado, faturamento, contabilidade, possui Internet, também estamos trabalhando com cadastramento de rede através do Argos software desenvolvido pela Sanegraph.
O seu quadro de pessoal é de 12 funcionários, sendo 05 na área administrativa, 07 na área operacional do Samae.
A prefeitura Municipal não contendo as reclamações por falta de água no município que tinha um sistema muito precário, resolveram criarem uma Autarquia Municipal e fazerem um convênio com a F.N.S. para resolverem o problema, no qual a F.N.S. investiu logo de cara R$ 600.000,00 na construção de reservatórios, adutoras, poços artesiano, casa de química, almoxarifado e escritório, no qual depois de tudo concluído, a F.N.S. através do Eng. º Pedro Alcir Urnal e a Prefeitura Municipal, através da prefeita atual Maria Luiza Coppla resolveram abrir concurso publico para contratação de pessoal, que em 01 de abril de 1.998 iniciou os trabalhos.
No começo o Samae contou com ajuda financeira da Prefeitura para Pagamento de salários e ajuda com funcionários para substituição e construção de redes, adutoras e reformulação do sistema de distribuição de água.
No momento, a finalidade do Samae é distribuir água tratada a população da cidade de são Jerônimo da Serra, para o futuro estamos planejando tratamento de esgoto.
Hoje o sistema encontra se bem estabilizado, constamos com macromedidores para controle de perdas no sistema, as faturas são envelopadas.